Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Perereca

Compõem a Nossa Fauna
 

Perereca

 

 

Perereca é um anfíbio do grupo dos anuros, ao qual pertencem os sapos e as rãs. A perereca é um animal pequeno, bem menor que seus parentes próximos.

Há oitenta espécies de perereca, das quais sessenta existem no Brasil. Algumas delas são utilizadas na medicina indígena tradicional. As pererecas vivem em áreas úmidas e com vegetação. Em alguns lugares do país, podem ser encontradas até dentro das residências.

A diferença das rãs, que costumam viver em lagoas, as pererecas habitam em árvores. Isto é porque os dedos das pererecas têm ventosas nas pontas, o que lhes permite prender-se a superfícies verticais. Assim, elas conseguem, por exemplo, subir em paredes. Outra característica das pererecas são as membranas interdigitais, ou seja, entre os dedos. Elas funcionam como “asas”, estabilizando os saltos das pererecas. Como seus parentes próximos, a perereca também se reproduz por meio de ovos, que dão origem a girinos, ou filhotes.

As pererecas sofrem com a destruição de seu ambiente e com a poluição das águas. Algumas espécies brasileiras já são consideradas extintas. Apesar de sua aparência despertar medo ou repulsa em muitas pessoas, as pererecas, como os sapos e as rãs, são importantes na manutenção do equilíbrio ecológico e também agem no controle de insetos e de pragas.

Fonte: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/perereca/483451