Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Sucuri

Compõem a Nossa Fauna

SUCURI
 

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Subordem: Serpentes

Família: Boidae

Género: Eunectes

Espécies:

E. murinus

E. notaeus

E. beniensis

E. deschauenseei

 

As Sucuris, também conhecidas como anacondas, arigbóias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapóias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, são serpentes sul-americanas da família Boidae e que pertencentem são género Eunectes.

 

Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

Etimologia

"Sucuri", "sucuriú", "sucuriju" e "sucuruju" provêm do tupi suku'ri. "Sucurijuba" e "sucurujuba" provêm do termo tupi para "sucuri amarela". "Boiaçu", "boiguaçu", "boiuçu", "boioçu" e "boiçu" provêm da contração dos termos tupis mboîa, "cobra" e gûasu, "grande"."Boiuna" provém do termo tupi para "cobra preta": mboîuna. "Arigboia" possui origem tupi. "Anaconda" é proveniente do tâmil anai-kondra ("matadora de elefante")  ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, "tronco relâmpago"). "Viborão" é o aumentativo de víbora.

"Eunectes" vem do grego εὐνήκτης, significando "boa nadadora",

Características

A sucuri-verde divide com a píton-reticulada (Python reticulatus), o título de maior serpente do mundo, alcançando 6 metros ou mais de comprimento, muito embora seus indivíduos adultos, em média, alcancem em torno de 3 ou 4 metros. Uma sucuri pode viver com tranquilidade por até 30 anos. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitas narrativas sobre ataques destas serpentes a seres humanos; no entanto, na sua maioria, os casos são fictícios, principalmente no que diz respeito ao tamanho real do animal. Por ter tamanho acentuado, a sucuri ou anaconda tem vértebras.

Mitologia indígena brasileira

Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca - bebida alucinógena tomada ritualisticamente pelos Kaxinawá..

Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.

Fonte: Wikipedia