Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Cobra-Cega

Compõem a Nossa Fauna

 

COBRA-CEGA

 

A cobra-cega uma espécie não venenosa encontrada principalmente na África e na Ásia, mas foi introduzida em muitas outras partes do mundo. São animais completamente fósseis bastante similares às minhocas, embora um exame próximo revele pequenas escalas e não os segmentos anulares característicos das minhocas verdadeiras. O nome específico é uma forma latinizada da palavra Brahmin, que é uma casta entre os hindus. Nenhuma subespécie atualmente é reconhecida.

Com uma população composta inteiramente de fêmeas, a cobra-cega é uma das poucas espécies de serpentes que se sabe reproduzir através da partenogênese.

Este curioso modo reprodutivo envolve as fêmeas que colocam pequenas garras de ovos de tamanho amendoado sem amendoim sem necessidade de se acasalar.

Assim, um único adulto, transportado a meio caminho do mundo em um vaso de flores, tem o potencial de iniciar uma nova colônia sem o incômodo de encontrar um companheiro.

Todas as cobras-cegas vivem principalmente subterrâneas e, em geral,só são vistas na superfície quando os alimentos são escassos.

Se ameaçada, esta espécie pode ocasionalmente exalar uma secreção química cheirosa.

Descrição

 

  • Nome em inglês: Brahminy Blind Snake
  • Nome em português: Cobra-cega
  • Nome científico: Indotyphlops braminus

 

As adultas medem entre 5 e 10cm de comprimento, mas pode acontecer de encontrar cobras-cegas de 15cm, embora não seja tão comum.

A cabeça e a cauda são superficialmente semelhantes, já que a cabeça e o pescoço são indistintos. Ao contrário de outras cobras, as escalas da cabeça se assemelham às escalas do corpo.

Os olhos não são evidentes, dificilmente discerníveis como pequenos pontos sob a escala da cabeça. A ponta da cauda tem um esporão pequeno e apontado.

Ao longo do corpo são catorze linhas de escalas dorsais.

A coloração varia de cinza de carvão, prata-cinza, amarelo-bege claro, purpúreo ou infelizmente albino, a superfície ventral mais pálida. 

A coloração da forma juvenil é semelhante à do adulto. O comportamento varia de letárgico a energético, buscando rapidamente a cobertura de solo ou lixo para evitar a luz.

Os pequenos olhos estão cobertos com balanças translúcidas, tornando essas cobras quase completamente cegas.

Os olhos não podem formar imagens, mas ainda são capazes de registrar a intensidade da luz.

 

Onde encontrar cobra-cega

 

Tendo sido introduzida acidentalmente em muitas partes mais quentes do mundo, esta espécie tem a maior distribuição de qualquer serpente terrestre.

Embora se pense que provavelmente se originou da Índia ou do Sudeste Asiático, a cobra-cega agora é encontrada em partes da África, Austrália, América do Norte, Central e do Sul, Ásia do sul e leste da Península Arábica para o Japão e em várias ilhas dos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

A distribuição da cobra-cega continua a se alargar ano após ano, e pensa-se que eventualmente pode estabelecer-se na maioria das áreas tropicais e subtropicais do mundo.

Seu habitat é em uma grande variedade de ambientes, desde jardins urbanos e campos secundários agrícolas.

 

Do que as cobras-cegas se alimentam?

 

Sua alimentação consiste em outros invertebrados, sendo eles formigas, térmitas, seus ovos e larvas.

Em alguns casos, a cobra-cega pode se alimentar de outra cobra-cega. Sua principal forma de atacar é usando seus dentes, embora ela não costume mastigar suas presas.

 

Espécies similares à Cobra Cega

  • White-headed Blind Snake é mais atenuado e tem uma cabeça pálida;
  • Slender Worm Snake geralmente é mais longo e mais delgado e tem um olho mais distinto. Uma contagem de escala pode ser necessária para distingui-los.
  • Roxane’s Blind Snake tem um focinho amarelo e um corpo mais forte.
  • Diard’s Blind Snake é muito maior com um corpo mais robusto.
  • Mueller’s Blind Snake é mais espessa com uma linha de contraste acentuada entre a cor mais escura acima e a barriga muito leve.
  • Flower’s Blind Snake é amarelada e tem uma ponta da cauda sem corte.

As espécies de cobras cegas são difíceis de distinguir umas das outras.

 

 Contribuições da cobra-cega ao ecossistema

 

Esta cobra ajuda a controlar as populações de cupins e formigas comendo seus ovos e larvas. Uma serpente cega regurgitou 17 larvas de formigas imediatamente após a captura.

Esta espécie também é conhecida por comer minhocas.

Fornece comida para cobras maiores e outros animais.

 

As fases da cobra-cega

 

A cobra-cega vive por um período da água e depois em terra firme. Mas, claro, há exceções!

Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea, respira com um único pulmão e também pela pele que é úmida e coberta de muco.

 

Perigos da Cobra Cega

 

As cobras cegas são inofensivas ― elas não têm veneno e suas bocas são muito pequenas para morder um ser humano.

Quando descobertos ou recolhidos, eles tendem a responder mexendo vigorosamente, emitindo uma pequena quantidade de almíscar fervente e tentando esfaquear o perturbador com a ponta da cauda afiada.

 

Outras curiosidades da cobra-cega

 

  • Quando filhote, a cobra-cega consegue se alimentar da pele de sua mãe, o que é muito interessante! Isso realmente ajuda na sobrevivência do filhote durante seus primeiros dias de vida.
  • Segundo estudiosos, no Brasil, existem pelo menos 26 espécies desses animais, já registradas pelos cientistas. Número que promete aumentar, com as espécies descobertas, ainda não registradas.
  • Algumas cobras-cegas, quando filhotes, se alimentam da pele da mãe, comportamento este chamado de dermatofagia. E dessa forma as tonalidades de sua pele fica mais clara, e se recupera após, mais ou menos 3 dias.
  • cobra-cega não é considerada uma cobra, e há uma explicação para isso. Elas apenas são chamadas dessa forma, pois têm um corpo comprido, alongado e sem patas, assim como as serpentes. E como seus olhos são bastante discretos e quase não podem ser enxergados, ela foi nomeada vulgarmente de cobra-cega. Porém, o “apelido” faz todo sentido! Seus olhos são muito camuflados, logo ela não consegue enxergar tão bem. Os olhos apenas captam vultos e mudança na luminosidade.
  • As cobras-cegas possuem uma estrutura bastante parecida com tentáculos e isso ajuda com ela consiga identificar muitos cheiros e vibrações.
  • As cobras-cegas possuem anéis em todo o comprimento do corpo; e a pele bastante úmida, assim como muitos outros anfíbios.