Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Cobra Coral Falsa

Compõem a Nossa Fauna

 

COBRA CORAL FALSA

 

 As falsas-corais são assim chamadas pelo fato de não serem peçonhentas e não estarem envolvidas em acidentes ofídicos graves. Essas espécies de serpentes estão nas famílias Aniliidae (Figura 2), Colubridae (Figuras  3 e 4) e Dipsadidae (Figura 5). A coloração vermelha nas falsas-corais é um mecanismo de defesa conhecido como mimetismo. O padrão de colorido pode confundir eventuais predadores pelo fato delas (mímico) parecerem com as corais-verdadeiras (modelo). Nem todas as espécies de falsas-corais apresentam um mimetismo bem elaborado com colorido bem semelhante a alguma espécie de coral-verdadeira, algumas apenas apresentam a coloração vermelha no corpo e os anéis (quando presentes) não imitam assim tão perfeitamente.

Como identificar corais-verdadeiras e falsas-corais?

Não se recomenda que leigos tentem diferenciar as corais venenosas das falsas-corais, mantendo sempre a distância e o respeito por esses animais quando encontrá-los. Existem no Brasil 32 espécies de corais-verdadeiras e mais de 50 espécies de cobras que podem ser confundidas com as corais (as chamadas falsas-corais). Uma grande diversidade de corais está presente em nosso país e somente quem lida com esses animais adquire a experiência necessária para reconhecê-las corretamente.

A questão é: para que deseja saber se ela é verdadeira ou não?

Se foi mordido saberá dentro de minutos. Acredito que não esteja aqui por este motivo. rs rs. Já deveria estar em um hospital e pelos sintomas que a vítima apresentar o médico poderá diagnosticar o tipo de envenenamento e a gravidade do mesmo.

Se apareceu alguma na sua casa ou na área rural, saiba que elas estão presentes tanto no campo como nas áreas urbanas. Se foi na natureza, deixe ela seguir seu curso. Foi na sua casa, chame o órgão responsável pelo resgate de sua cidade.